CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO E TURISMO DE SÃO JORGE D OESTE ELEGE DIRETORIA.

08 de Abril de 2021

A Secretaria Municipal de Turismo de São Jorge d Oeste, reuniu Membros do Poder Executivo e Sociedade Civil que compõe o Conselho Municipal do Turismo – COMTUR, para eleger a diretoria. O Conselho do Turismo tem por finalidade promover e incentivar as ações do turismo no município. Na oportunidade, foram repassadas as competências do Conselho como órgão colegiado de caráter deliberativo e permanente.

Bem como a atribuição de promover e implementar a Política Municipal de Turismo, garantindo a preservação e proteção do patrimônio natural, cultural , histórico e arquitetônico do município e conduzir para um melhor bem estar de seus habitantes e turistas. Na sequência foram apresentadas as hierarquias a qual a Secretaria do Turismo tem vínculo a nível regional através da IGRS, a nível Federal e Estadual.

De acordo com a Secretária do Desenvolvimento e Turismo, Marizete Debortoli Rupp o município está contemplado no MAPA do TURISMO Brasileiro, já reconhecido na Instância de Governança Regional – Vales do Iguaçu junto ao Ministério do Turismo. Após empossada a nova diretoria, foram apresentadas as demandas em andamento relacionadas ao Turismo Municipal. A Secretária explanou sobre as potencialidades existente na área turística e o quanto pode ser avançado, se, bem planejado e explorado todos os setores. “O município com características gealógicas alemã e italiana traz na raiz culturas adormecidas e que necessitam ser evidenciadas, desde a gastronomia até a contribuição no processo histórico e de desenvolvimento do lugar”.

Muito além, da potencialidade histórica o município aporta uma diversidade turística no que se refere a este setor, no TURISMO RURAL com as agroindústrias, vinhos, sucos, cachaçaria, doces, embutidos, queijarias, panificação artesanal, artesanatos manuais, no TURISMO NÁUTICO com o centro de encontros apreciadores dos LAGOS DO IGUAÇU, cartão postal do município, no TURISMO RELIGIOSO as grutas e igrejas antigas demonstram o cenário do culto ao sagrado, no TURISMO DE AVENTURA as cachoeiras , ciclo turismo, rallys, no TURISMO ECOLÓGICO os parques, ilhas e bosques, no TURISMO CULTURAL o Centro de Eventos, grupos étnicos, grupos tradicionalistas, festivais da canção. No entanto, salienta a Secretária é uma retomada de ações, reformas e estruturações de espaços públicos deteriorados esquecidos por outras administrações.

“Temos o principal motivo para alavancarmos nesta área, a disposição e entusiasmo da administração em apostar na área do turismo, como propulsora do desenvolvimento do lugar, fundamental para ativarmos os empreendedores e comércio local, num melhor preparo para recebermos os turistas, neste momento pós-pandemia”. Enfatiza Mari Rupp.

O município está enquadrado na ROTA REGIONALIZADA, com os municípios limítrofes. A rota municipal está em fase experimental e contempla uma sequência de visitações e atrativos turísticos. O novo Conselho tomou posse , neste dia 07 de abril e terá o mandato de 3 anos contados de sua publicação.

Composição do Conselho Municipal do Turismo:

a) Representantes da Secretaria Municipal de Planejamento,Desenvolvimento e Turismo: Marizete Debortoli Rupp e Leandro Pagliari Jacobs (Presidente do Conselho).

b) Representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes: Adriana Rachelle e Cristiana Nogueira.

c) Representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente: Elisandro Lucas Bertolini, Daniel Secco e Vanderlei Trevelin.

d) Representantes da Secretaria Municipal de Secretaria de Obras, InfraEstrutura Rural e Serviços Urbanos: Adir Marafon e Wilson da Silva.

e) Representantes dos Meios de Hospedagem: Marcelo Dalcir Poyer e Jorge Henrique Rupp.

f) Representantes da CAJOR: Pedro Coelho do Rosário e Olindo da Costa e Silvag.

g) Representantes da ACESJO: Cezar Augusto Mangoni e Marlei Moser.

h) Representantes da EMATER: Liane Aparecida Poyer e Jair Klein.

i) Representantes da Segurança Pública: Fabrício Klering e Herbert Mazutti.