ORIGENS

A colonização da região onde hoje é o Município de São Jorge D’Oeste começou por volta de 1953/54. O Sr. José Rupp constituiu sua propriedade no local, a Fazenda São Jorge, onde posteriormente mais pessoas chegaram e se instalaram. A área fazia parte da Gleba Chopim e era uma porção de terra de mata fechada que possuia cerca de vinte e quatro mil hectares.

No ano de 1958 ocorreu uma grande migração de colonos oriundos do Estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, descendentes de italianos e alemães, que adquiriram colônias a preços baixos e a longo prazo. O local se desenvolvia rapidamente favorecido pelos solos de alta fertilidade e as matas abundantes.

Em 1959 foi aprovada a planta da cidade. Em 1962 foi elevada à característica de Distrito Administrativo, pertencendo ao Município de São João. Em 24 de junho de 1963 foi elevada à categoria de Município. Assumiu como primeiro prefeito em 23 de novembro de 1963 o Sr. Ari Francisco Rupp.

A economia baseia-se na exploração da criação de gado de corte e leite, frangos de corte, suínos, milho, trigo, feijão, soja, indústrias e turismo com os Lagos do Iguaçu, que hoje é um pólo turístico do Sudoeste do Paraná.

Festas e Comemorações

• Festa de São Jorge, Padroeiro do Município: Comemorada com grandiosa festa, onde é servido churrasco e saladas diversas, no 1º domingo após o dia 23 de abril;
  • Festa da Uva: Realizada no mês de janeiro, onde destaca-se a cultura italiana local, servindo também de grande utilidade na comercialização de uvas e vinhos;
  • Rodeio Crioulo Interestadual: Realizado no mês de fevereiro, onde é servido comida tipicamente gaúcha, contando com baile, apresentações gauchescas, rodeio com gado, gineteadas e diversas outras atrações;
  • Oktoberfest: Festa alemã, onde é servido chope e comidas diversas da culinária alemã. São três dias de festa, com diversos conjuntos musicais para animar os bailes;
  • Festival Guerreiro da Canção: Festival de interpretação da música, tendo grande destaque na imprensa, onde os candidatos se apresentam com músicas de todos os gêneros dando grande premiação aos vencedores;
  • Comemorações Cívicas: 7 de setembro (Independência do Brasil), onde os alunos do Município, juntamente com a Banda Municipal, fazem o desfile pela principal avenida da cidade.

Gastronomia

• Cozinha Italiana: Massas em geral, macarronada, lasanhas, tortéi, frango assado, frango à passarinho, pães típicos, salames, copas, saladas e vinhos;
  • Cozinha Gaúcha: Costelão e carnes assadas ao estilo gaúcho;
  • Cozinha Local: Dobradinha ou buchada, feito com bucho de bovinos, soquetes (ossos) e tempero típico.