LAGOS DO IGUAÇU

São Jorge D’Oeste é um lugar abençoado pela natureza. Possui rios, lagos, grutas, parques e inúmeras paisagens. Além disso, uma das principais atrações turísticas do Sudoeste do Paraná se encontra aqui: os Lagos do Iguaçu. O local conta com casas de alto padrão, áreas de visitação e um Centro de Convenções.

*Passe o mouse sobre os ícones para ampliar.

ATRATIVOS NATURAIS

TOPOGRAFIA: O terreno do Município de São Jorge D’Oeste caracteriza-se por ter uma topografia 3% plana, 40% suave ondulado, 55% ondulado e 2% forte ondulado. Tem um grande divisor de águas aproximadamente no centro do Município (Rio Faxina), caindo as águas em direção aos principais rios até onde os rios Iguaçu e Chopim fazem sua barra. A maior serra é a do Iolópolis, onde se localiza a antena da Telepar, medindo 105 m, com uma bela paisagem a 3 km da cidade, com calçamento de pedras irregulares.

PLANALTO: O Município de São Jorge D’Oeste está localizado no 3º Planalto do Estado do Paraná.

-ILHAS

  • Ilha do Vasco: Localizada no Rio Iguaçu.
  • Ilha do Guarda: Localizada na represa de Salto Osório, no Rio Iguaçu.
  • Ilha do Gildo: Localizada na represa de Salto Osório, no Rio Iguaçu.

HIDROGRAFIA: O Município de São Jorge D’Oeste possui duas áreas de relevante interesse turístico náutico: Área do Rio Chopim e Área do Rio Iguaçu.

-QUEDAS D’ÁGUA

  • Salto Miguelinha: Localizado no Rio Chopim.
  • Salto Saltinho: Localizado no Rio Saltinho, no Distrito Lagos do Iguaçu.
  • Propriedade de Ernesto Winiarski: Localizada na Linha São Sebastião.
  • Propriedade de Valdemar Martins: Localizada a 1 km do centro da cidade junto à rodovia PR 475.
  • Propriedade de Armelindo Mezzaroba: Localizada na Linha Lambedor, no Distrito Lagos do Iguaçu.

-PARQUES

  • Parque Municipal: Área preservada no centro da cidade com 3,14 ha de mata nativa.
  • Perobal Parque Ecológico: Localizado a 8 km da cidade, ao lado do asfalto.

-GRUTAS

  • Gruta Lagos do Iguaçu: Localizada no Distrito Lagos do Iguaçu.
  • Gruta Nossa Senhora dos Pobres: Localizada a 5 km da cidade, com estrada cascalhada, matas secundárias e uma capela freqüentada por romeiros.

ÁREA DE PESCA: O Município de São Jorge D’Oeste é privilegiado em locais para pesca, sendo banhado por dois grandes rios, Chopim e Iguaçu. Também possui aproximadamente 40 ha de represas e açudes usados para a atividade pesqueira em propriedades rurais.

ATRATIVOS HISTÓRICOS

IGREJA MATRIZ OCTOGONAL DE SÃO JORGE: Localizada na Avenida Iguaçu. Tem como grande atrativo sua arquitetura arrojada representando as 8 bem-aventuranças e os 7 sacramentos, com 920 m² sem pilares centrais. Possui em seu interior duas obras do escultor Godofredo Thaler: Uma reprodução em tamanho natural de São Jorge sobre seu cavalo e a imagem de Jesus Cristo pregado na cruz, com 2 m de altura, ambos esculpidos em cedro-rosa (Cedrela fissilis).

CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA: Localizada na Vila São Geraldo, a 6 km da cidade por via calçada. Tem arquitetura em madeira, modelo gótico de 2 torres e foi construída em 1963, com aproximadamente 500 m². É considerada Patrimônio Histórico da cidade.

Pular para o conteúdo