São Jorge D'Oeste, domingo, 25 de agosto de 2019 02h : 31m - Paraná - BR

Mutirão faz a limpeza das margens da rodovia que corta o município.

Sábado, 16, foi realizada uma ação de coleta de lixo das margens da PR 475 (entre o município de São Jorge D’Oeste e o Distrito de Antônio Paranhos). A ação foi motivada por um grupo de professores e contou com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, vereadores e entidades. A Cooperativa de Crédito Cresol foi parceira e ofereceu almoço a todos os participantes do mutirão. Ao todo, o grupo coletou três toneladas de lixo, além de organizar diversos ecopontos existentes no caminho.

“É uma importante iniciativa, estamos tentando mudar a consciência do nosso munícipe em relação à reciclagem e à limpeza, coleta do lixo. Temos os pontos de coletas [ecopontos] espalhados nas rodovias e comunidades e estamos tendo dificuldades na organização dos mesmos, em relação às pessoas que levam o lixo até lá e também os coletores de materiais recicláveis, que acabam desorganizando também esses locais. Não é a primeira vez que organizamos essa campanha, já tivemos em outras oportunidades para organizar e deixar o pessoal consciente para não espalhar material ao redor dos ecopontos, o que facilita a coleta e também não jogar lixo nas rodovias”, disse Alexandro Agostini, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente em entrevista à Rádio RCS FM.

Além da ação de sábado, alunos e professores da Casa Familiar Rural fizeram a limpeza da empresa Coasul até a comunidade de Iolópolis e outra equipe no trecho da Usina de Salto Osório. “Neste sábado foram cerca de 40 pessoas, entre membros da Secretaria de Agricultura, Vigilância Sanitária, Colégio Anchieta, brigadistas, alunos, uma campanha bonita para tornar São Jorge exemplo para os demais municípios. A maior parte desses problemas é a falta de consciência, mas não pensa nas consequências. Esse lixo é que depois causa diversos problemas, chega no rio, nas galerias, chega no mar. Temos que nos conscientizar e, com o tempo, acreditamos que o pessoal vai aprender e poderemos nos tornar exemplo da região”, acrescenta.

O professor Juliano Brandielli, coordenador dos brigadistas, destacou o apoio para a iniciativa. “Sempre procuramos fazer o que a gente pode para ajudar o nosso Planeta. É importante que a gente se empenhe. É o lugar que a gente vive, por isso, estamos aqui dando essa força para o pessoal, ajudando a trabalhar e contamos com a colaboração dos motorista para não jogar lixo nas vias quando forem pegar a estrada, manter um lugar bonito, um lugar melhor para nossos filhos e netos”, pediu.

O prefeito Gilmar Paixão (PDT) também participou da atividade e falou sobre a importância da ação. “Foi um dia de mobilização da nossa cidade para recolher esse lixo. Já fizemos em outras oportunidades e, agora, com certeza, mais um dia tentando conscientizar a população que cada papel, plástico, seja o que for, jogado na beira da rua, vai gerando entulho e cria problemas na natureza. Com as entidades unidas fizemos essa coleta na beira das estradas. Muitas vezes, passando de carro, parece que não se tem lixo, mas com certeza a quantidade, quando junta, surpreende”, explica.

Pedro Girardi sempre participa dos mutirões e destaca a importância desse trabalho. “Fiquei muito contente em participar dessa coleta de lixo. É uma campanha muito bonita e torço muito que essa ‘doença’ pegue. É muito gostoso participar. Fico feliz, quero continuar sempre participando. É uma ação, uma imagem bonita que vamos passar para os nossos netos, para a juventude que está vindo agora. Fico muito contente. É importante o ser humano ter consciência que quem joga lixo na rua não é o passarinhos, os bichos do mato, é o ser humano e não poderia ser assim. Eu fico sentido, porque é o ser humano, mas vamos tentar mudar esse sistema que é muito feio”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Nei Rebonatto (PDT), destacou a importância da atividade. “Foi uma ação importante que reuniu dezenas de pessoas e só temos que agradecer, é uma atitude importante e a natureza agradece. Temos que conscientizar a nossa população e as pessoas de fora para não jogar lixo nas rodovias. Que sirva de modelo esse trabalho, que mais pessoas façam essa limpeza, com ajuda de entidades, para melhorar a situação das nossas rodovias”, convidou.

Coleta seletiva em breve
Ele ressalta que o município está investindo para ter, em breve, a coleta seletiva de lixo. “Já estamos finalizando um barracão na saída para a Sede Paranhos e, dentro de pouco tempo, vamos começar a coleta de recicláveis. Já temos um caminhão para isso. Fomos conhecer experiências em outros municípios e, com certeza, vamos copiar as boas ideias e isso também vai gerar economia. Cada quilo de lixo a menos que levarmos para o aterro sanitário em Dois Vizinhos gera menos despesa para o município. É isso que estamos preocupados, com o meio ambiente e também com a questão de economia. Além de melhorar o meio ambiente, vamos diminuir despesas e isso é importante”, conclui.