São Jorge D'Oeste, quarta, 23 de outubro de 2019 11h : 53m - Paraná - BR

Com muita festa, aconteceu a inauguração da Escola Municipal de São Jorge.

Sexta-feira, 9, foi inaugurada, oficialmente, a nova estrutura da Escola Municipal São Jorge, em São Jorge D’Oeste. A solenidade contou com a presença do deputado federal Zeca Dirceu (PT) e do ex-deputado federal Assis do Couto (PDT), que foram responsáveis por intermediar a verba federal, de R$ 4 milhões, investida na estrutura. Além disso, foi investido cerca de R$ 400 mil em equipamentos. A nova estrutura conta com 12 salas de aulas, ginásio de esportes, laboratórios, biblioteca, parque infantil, salas administrativas, entre outros espaços. “Esse é um momento histórico para o nosso município. Essa é a melhor e mais bonita escola de São Jorge D’Oeste e contamos com todos vocês para deixar a educação ainda melhor”, disse a diretora Maria Salete Tussi, que apresentou a equipe de trabalho.

A ex-diretora Clarice Augustin, que comandava a escola quando a obra foi viabilizada, lembrou da luta para conseguir a nova estrutura. “Naquele dia, viemos aqui no terreno comemorar o anúncio dos recursos e agora temos a obra pronta. A mudança, com certeza, assusta, mas todos estamos contagiados com a alegria das crianças”, completou. A secretária de educação Marileusa Frozza também comemorou a conquista. “Eu estudei na Escola São Jorge, trabalhei e pretendo voltar. Chegar nesse momento, com esse prédio novo, é a realização de um sonho”, disse. Ela enfatizou ainda que a educação sempre é prioridade, com os alunos sanjorgenses, por exemplo, recebendo gratuitamente apostilas do Sistema Positivo, um dos mais conceituados do Brasil.

O vereador Jovandir Tessaro (PV), que era secretário de Educação no ato de liberação da obra, também recordou sobre a trajetória até a inauguração. “Quando assumimos, cadastramos o pedido da escola. Depois disso, um grupo de vereadores e o prefeito foram para Brasília (DF) para conversar e defender o pedido, até chegarmos o momento da desapropriação do terreno para conseguirmos liberar a escola. A administração foi corajosa e hoje estamos realizando esse sonho”, acrescenta.

O presidente da Câmara, vereador Nei Rebonatto (PDT), se disse emocionado pela inauguração. “Muita gente trabalhou para esse momento, superando muitos obstáculos e concretizando esse sonho. Uma honra comandar o Legislativo nesse momento”, comemorou. O chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Nilson Silvestro, parabenizou a inauguração. “Enquanto nós temos possibilidades de inaugurar escolas, teremos sempre perspectivas de termos um mundo melhor”.

Ainda nos pronunciamentos, o ex-deputado federal Assis do Couto (PDT) agradeceu o convite para a inauguração. “Normalmente, muitos viram as costas para o ex. Estou feliz em estar aqui, em entregar essa escola porque trabalhamos muito para isso. As escolas mudam a vida das pessoas e eu estou feliz em ter ajudado nessa realidade”, completa. O deputado federal Zeca Dirceu (PT), que também intermediou os recursos, também destacou a importância da educação. “É uma ferramenta para transformar e eu sempre vou lutar pela educação pública de qualidade. Foram centenas de etapas para chegar nesse momento e eu estou orgulhoso de ter acompanhado essa obra de perto”, resumiu.

Por fim, o prefeito Gilmar Paixão (PDT) fez diversos agradecimentos e também relembrou a história. “Quando surgiu a possibilidade do recurso, não tínhamos o terreno e fizemos a desapropriação. A história é longa, envolveu toda a administração e hoje estamos entregando essa grande obra, que, com certeza, deixa todos os cidadãos orgulhosos”, resumiu. Em seguida, aconteceu a bênção das instalações pelo padre Nelson Maróstica e o descerramento da fita inaugural, além de apresentações culturais dos alunos da instituição de ensino, que já estão aproveitando a infraestrutura desde o dia 25 de julho (início do segundo semestre).

Estrutura antiga
A antiga sede da Escola Municipal São Jorge, de São Jorge D’Oeste, agora vai receber alguns departamentos e secretarias da Prefeitura, cujo prédio vai passar por readequações.