São Jorge D'Oeste, quinta, 18 de julho de 2019 22h : 29m - Paraná - BR

Após Uma Longa Discussão Seed Mantem Turma de 3º Ano

Depois de muitos debates e conversas, o prefeito de São Jorge D´Oeste, Gilmar Paixão (PDT), e o presidente da Câmara, Odinei Rebonatto (PDT), conseguiram, após audiências na quarta-feira, 13, em Curitiba, a manutenção da turma do 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Padre Anchieta, que tem 13 alunos. O grande entrave era o seguinte: para o Estado, era inviável a manutenção pelo número de alunos; para o município, que é responsável pelo transporte escolar, a dificuldade era abrir outra linha de ônibus em virtude das distâncias que os alunos precisam percorrer para chegar às aulas. Sandro Chiarello, diretor do Colégio, falou sobre o impasse. “Nós tivemos uma pequena dificuldade no início do ano, porque a Secretaria de Educação fechou a turma em virtude do número reduzido de alunos. Como ela é uma turma de 3ª série, com alunos concluintes, começamos a nos mobilizar com a Secretaria, com o diretor de Planejamento de Turmas, com o chefe do Núcleo Regional de Educação, professor Nilson Silvestro, e não conseguimos um parecer favorável da Secretaria. Posteriormente, conversamos com a secretária de Educação, professora Marileusa Frozza, para ofertar transporte escolar em outro turno, o que também era inviável por ser uma linha bastante longa. Então, foi recorrido com o prefeito a possibilidade de tentarmos conversar com autoridades para manter a turma. Alguém precisava ceder: ou o município com o transporte, ou a Secretaria disponibilizando a turma para o turno”, destacou. Agora, a turma está sendo estruturada e deve receber alunos em breve. “Recebemos a notícia do gabinete do chefe da Casa Civil, Guto Silva, depois da reunião com o prefeito. Agora estamos trabalhando forte porque ainda não temos professores para a turma, porque não estava prevista, mas já estamos distribuindo as aulas para começar a atender o quanto antes. Nem todos os alunos são do interior, mas grande parte vem de bastante longe, como Linha Veroneze, Linha Salmoria, onde o ônibus só transita no turno da tarde. Essa foi nossa colocação, esse foi nosso pedido”, completou o diretor.